domingo, 2 de outubro de 2011

Santa Benedita, parabens! 02/10/2011

Congregação das Irmãs Beneditinas da Providência



Santa Benedita nasce em Langasco (Genova – Itália) no dia 2 de outubro de 1791..
Recebe dos pais uma profunda educação cristã que enraízam nela os princípios da fé, formando assim um caráter forte e perseverante.
O caminho de Benedita á procura da vontade de Deus é bastante difícil, desejosa como é interiormente por uma dedicação a Deus desde a adolescência.
Em 7 de fevereiro de 1816 casa-se com João Batista Frassinello. Vivem no matrimônio dois anos; e depois de comum acordo fazem voto de castidade ante o Bispo e começam a viver como irmãos, num clima de espiritualidade e caridade para o próximo.
Benedita e João experimentam então uma maternidade e paternidade espirituais, na fidelidade ao amor conjugal sublimado. Depois de procurar uma vida de oração e silencio na Vida religiosa, os dois
se dedicam generosamente na acolhida e na educação humana e cristã das jovens e crianças pobres e abandonadas de Pavía.
É a primeira mulher da cidade a advertir a necessidade da educação feminina, une ao ensinamento escolar a formação catequética e o trabalho. São estas as “armas” das quais se serve para transformar as jovens e crianças em modelos de vida e assegurar desse modo a verdadeira formação das jovens e crianças.
Por amor das jovens e crianças esta disposta a qualquer sacrifício: pessoal ou dos bens materiais, até da fama, mostrando assim a incomparável grandeza da “pedagogia do Evangelho”.
A particularidade da Obra e o programa educativo de Benedita são duramente criticados pela oposição de alguns poderosos, que se sentem contrariados por torpes desejos e também pela incompreensão de algumas pessoas do próprio clero.
Em julho de 1838 Benedita cede a sua Instituição ao Bispo Luis Tosi e com o marido e cinco irmãs deixa Pavia e muda para Ligúria, outra região da Itália.
Em Ronco Scrivia, cidade natal de João Batista, inicia uma outra escola para jovens e funda a Congregação das “Irmãs Beneditinas da Providência”
Ela vive o inconfundível espírito de ILIMITADA CONFIANÇA E ABANDONO NA DIVINA PROVIDENCIA, de amor a Deus através da pobreza e a caridade.
O Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência desenvolve-se rapidamente. Em 1847 também em Voguera. Esta obra, 40 anos depois da morte da Benedita por iniciativa do Bispo, vira um instituto independente. Nesta circunstância as irmãs assumem o nome de “Irmãs Beneditinas da Divina Providência” em memória da fundadora delas, Benedita Cambiagio.
No dia 21 de março de 1858, Benedita morre santamente em Ronco Scrivia, no dia e hora por ela prevista. Ao redor dela acorrem um grande número de pessoas para uma última manifestação de estima e chorar a aquela que consideravam uma Santa.


Façam uma visitam e conheçam mais o trabalho das Beneditinas – Quadra 24, Lote 52, Setor Leste –GAMA ou no Centro Social São João Batista- PROJETO SER MAIS– Setor Sul. Telefone: 3965496 -39640097.

Nenhum comentário:

Postar um comentário