segunda-feira, 18 de março de 2013


                                                        Jo 4,5-42 - O encontro com a Samaritana

Preparo-me para a oração:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo,
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser,
eu vos adoro, amo e agradeço.
E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e  gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

2. Meditação (Caminho) 
- O que a Palavra diz para mim?
Como são meus diálogos com Jesus?
 Me coloco no lugar da samaritana.
-Na viagem, Jesus devia passar pela região de Samaria; E eu, por onde devo passar, a quem ou o que, devo acolher? Evito pessoas, excluo?
-Quais são as minhas sedes?
-Quais são os ídolos, maridos, que tenho que abandonar?  Existem coisas, pessoas, ações que me prendem o coração?
-O que é adorar para mim?
- Jesus me pede de beber.... qual a minha reação? O que sou capaz de dar?
-Jesus oferece água viva, o que é isso?
-A mulher foi anunciar e esqueceu o cântaro, ela estava cheia de “água viva”. Depois da oração me sinto assim?
Sei que Jesus é verdadeiramente o Salvador do mundo? Tenho uma fé firme?

O que chamou a atenção no evangelho?
Quem são as pessoas que aparecem no texto?
O que passa entre Jesus e a mulher?
E com os discípulos?
Qual é dom que Jesus traz para eles?


3. Oração (Vida) 
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Oração:
Ó Jesus, nós estamos aqui, na tua Presença.
Sacia Tu a nossa sede, dai-nos a água viva,
 que ela inunde  as nossas vidas. Sacia-nos com o teu Amor.
O mundo precisa de Ti, da tua graça, da tua água purificadora, que revigora.
Liberta-nos de tudo o que nos separa de ti, e da tua graça.
Dai-nos a água viva do teu Espírito, que transcende tudo conhecimento.
Jesus, liberta-nos de todos os nossos “amantes”, do nosso comodismo,
do nosso egoísmo, do nosso amor próprio, do materialismo.
Abre o nosso coração ao teu amor, a tua Presença!
As vezes encontramos pessoas ou coisas que saciam a nossa sede  de amar,
mas logo a angustia volta porque Tu es o ÚNICO que sacia a nossa  sede plenamente!
Jesus dai-nos dessa água que jorra para a Vida Eterna.
Que o nosso olhar sempre este dirigido a te.
Todo o que a vida nos oferece vai secar,
mas a vida que Tu, Jesus, me ofereces, já mais secará.
A Vida es Tu. Vive tu dentro de mim, mora em mim, permanece em mim para sempre.
Eu escavarei mais fundo no meu coração, para poder preencher o meu vazio...
Tu, ó divino mendicante de AMOR.                                     H.P.S.             


4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu olhar de contemplação é um olhar de conversão que cancela tudo aquilo que em minha vida é acomodação, indiferença, omissão: Fazer um propósito concreto de vida......................................................................................
....................................................................................................................................................................................

Que Deus abençoe este meu propósito.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

IRMÃS BENEDITINAS DA PROVIDÊNCIA
  Q 24 LOTE 52 S. Leste –Gama
telefone 3965-4967

Nenhum comentário:

Postar um comentário